quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Significado de Мир

Мир (pronuncia-se MIR); é uma palavra russa que significa simultaneamente paz, mundo e universo. Foi o nome com que foi baptizada a primeira estação de pesquisa científica de longo prazo , habitada permanentemente, no espaço.
Embora de propriedade soviética, e posteriormente russa, foi alvo de diversas colaborações conjuntas que originaram na sua transformação em estação internacional, permitindo o acesso a cosmonautas e astronautas de diversos países.
A Мир foi construída com base na junção de vários módulos enviados separadamente para o local no decurso de uma década. Manteve-se em funcionamento até 23 de Março de 2001.
Julgamos ser este o nome ideal para baptizar a colecção que intentará reunir sob a mesma chancela uma, esperemos, longa miríade de autores oriundos dos mais diversos países do globo, quais módulos remetidos separadamente que resultaram na Мир original, resultando na concepção de uma nova Мир literária.
http://www.russianspaceweb.com/mir.html

1 comentários:

Francisco Norega on 12 de outubro de 2009 às 15:27 disse...

Gostei da escolha do nome da colecção. Muito interessante, na minha opinião ;) Vou ficar de olho na colecção.

 

Página associada

Razão de ser

Este blogue destina-se à divulgação das novidades referentes à Colecção Мир, a lançar no primeiro semestre de 2010, responsabilidade da Antagonista Editora.

Colecção Мир Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template